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Segurança é reforçada também no Brasil

United pede a passageiros para chegarem mais cedo; já TAM não altera horários Tulio Brandão e Sergio Roxo - O Globo RIO e SÃO PAULO. A tentativa de atentado contra um avião com quase 300 passageiros na noite de Natal, pouco antes de a aeronave da Delta/Northwest aterrissar em Detroit, provocou reflexos também no Brasil. A United Airlines passou a recomendar a seus passageiros com destino aos Estados Unidos que antecipem em uma hora a chegada ao aeroporto. Ou seja, deveriam chegar três horas antes do embarque, em razão das novas normas de segurança. A American Airlines, embora oficialmente afirme não ter mudado seus procedimentos, orientava os passageiros que estavam ontem no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, a entrarem na sala de embarque com a maior antecedência possível devido à lentidão provocada pelas novas restrições. Desde o dia 26, os passageiros que seguem para os EUA são obrigados a passar por uma inspeção dos sapatos e a se submeter a um segundo detector de meta

Aérea quebra e deixa 7 mil no chão

Empresa espanhola teria vendido 1,5 mil passagens com destino ao Brasil   O Globo Madri. O governo espanhol pediu a falência da empresa aérea espanhola Air Comet, o que poderá prejudicar cerca de 1,5 mil brasileiros que esperavam embarcar para o Brasil nas festas de fim de ano. A estimativa é da Federação Espanhola de Associações de Agências de Viagens, que contabiliza a emissão de passagens. Os voos semanais para Natal e Fortaleza estão na lista dos cancelados. O ministério do Fomento da Espanha contratou dois aviões para transportar os latino-americanos que usam a companhia, que podem chegar a 7 mil. As primeiras aeronaves terão como destino Buenos Aires, na Argentina, e Lima, no Peru. Hoje, haverá dois voos até Bogotá, na Colômbia. E amanhã haverá outro para Quito, no Equador. Até ontem, não foram mencionados voos para o Brasil. — Eu daqui não me movo até que haja voo, se for preciso farei greve de fome — disse uma passageira afetada à Rádio RTVE. Segundo o site da BBC Bras

Avião de propaganda cai na Praia Grande

O Estado de S.Paulo   O piloto Fernando Lencione do Carmo, de 24 anos, escapou com escoriações depois que o monomotor Cessna, prefixo PT-AGV, que fazia propaganda aérea na Vila Tupy, em Praia Grande, litoral sul paulista, caiu no mar, anteontem. O piloto conseguiu saltar a 150 metros da faixa de areia, assustando os banhistas. Segundo informações da Polícia Militar, Fernando não quis comentar o acidente, que será investigado pela Aeronáutica.

"A recuperação só virá a partir de 2011"

Por Nicholas vital - IstoÉ Dinheiro Há três anos na presidência da Embraer, o engenheiro Frederico Curado teve a árdua missão de comandar a empresa em um dos períodos mais conturbados de sua história recente. Durante a crise, foi obrigado a demitir cerca de 4,5 mil funcionários e rever todo o planejamento da companhia. Criticado por uns, defendido por outros, Curado conseguiu manter a Embraer nos trilhos, mesmo com uma queda brutal nas receitas. Para 2010, a expectativa também não é nada animadora: queda de mais 10% no faturamento, causada principalmente pela demora na recuperação de seus principais mercados. E nada de recontratações. "Quem determina o nível de emprego é o mercado", diz o executivo. Curado deposita suas esperanças em 2011, quando espera recuperar os contratos perdidos e recolocar a empresa em céu de brigadeiro. DINHEIRO - Qual o balanço do ano de 2009 para a Embraer? CURADO - Foi um dos anos mais desafiantes de nossa história. Embora estejamos acostuma

Congonhas Vale Ouro

Para ampliar seus voos no aeroporto paulistano, a TAM compra empresa endividada e reduz ainda mais a concorrência em um mercado já concentrado Fabiana Guedes - IstoÉ Encravado no coração de São Paulo, a apenas oito quilômetros do marco zero da cidade, o Aeroporto de Congonhas é um verdadeiro e inesgotável pote de ouro para as companhias aéreas brasileiras. Por ano, mais de 13 milhões de passageiros – a maior parte deles viajando a negócios – cruzam o tradicional salão de piso quadriculado, o que lhe confere o status de segundo aeroporto mais movimentado do Brasil, perdendo apenas para o de Guarulhos. Das dez rotas mais lucrativas do País, seis estão no aeroporto construído na então distante Vila Congonhas, nos idos de 1936. Foi por números como esses que a TAM, dona de mais de 45% do mercado nacional, aceitou desembolsar R$ 13 milhões em dinheiro por uma quase falida companhia aérea regional, a Pantanal, que tem apenas três aeronaves de médio porte, meia dúzia de destinos para o int

Com Pantanal, TAM prevê superar Gol em Congonhas

Beth Koike, de São Paulo - Valor A TAM acredita que até o final de janeiro a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprove a aquisição da companhia aérea regional Pantanal. Caso a Anac sinalize de forma positiva, o número de slots (autorizações de pousos e decolagens) da TAM, durante os sete dias da semana no aeroporto paulistano de Congonhas, saltará dos atuais 1.404 para pelo menos 1.539 - ultrapassando sua concorrente Gol, que conta com 1.448 slots no aeroporto mais rentável do país. A Pantanal tem no total 196 vagas de pousos e decolagens em Congonhas, mas 61 desses slots estão previstos para serem redistribuídos para outras companhias pela Anac em fevereiro. Por determinação da agência, a Pantanal terá que liberar 61 autorizações e a Gol, outros 19 slots, porque os voos referentes a essas autorizações sofreram cancelamentos de mais de 80% no período de 90 dias. A Anac também irá distribuir outros 301 slots de embarques e desembarques realizados aos sábados e domingos. Poré

Helicóptero cai, e dois morrem, no Maranhão

O Globo   SÃO LUÍS. A Força Aérea Brasileira (FAB) localizou ontem os destroços do helicóptero que estava desaparecido desde quinta-feira, no Maranhão, e informou que os dois ocupantes da aeronave morreram: o piloto Endel Gabriel e o copiloto Aloysio Teixeira. O helicóptero modelo Robinson R-44, matrícula PR-VVC, sobrevoava a região Centro-Sul do Maranhão.   Os destroços foram localizados, por volta de 11h de ontem, por um helicóptero da FAB. Militares desceram no local e confirmaram que não há sobreviventes. Segundo a Aeronáutica, os destroços foram encontrados na cidade de Carolina, de onde a aeronave havia decolado, a 30 quilômetros do balneário de Pedra Caída. Um lavrador contou ao grupo de resgate da Aeronáutica ter visto o helicóptero com problemas. Em seguida houve um barulho de explosão. Os pilotos estavam levando o helicóptero para seu novo proprietário, um empresário, em São Luís.

Aerolíneas Argentinas, no vermelho até 2011

Estatal carrega passivo de US$ 1,5 bilhão, prejuízo mensal de US$ 50 milhões e frota de 20 anos Daniel Rittner, de Buenos Aires - Valor Para os mais nostálgicos, ela ainda é "la Celeste", símbolo dos tempos de prosperidade nacional e representação do Sol de Maio nos quatro cantos do mundo. Para os espanhóis, é talvez a pior experiência com a onda de privatizações latino-americanas nos anos 90. Para o governo argentino, é uma questão de honra - manter voando a Aerolíneas Argentinas, reestatizada há um ano e que continua dando prejuízo de mais de US$ 50 milhões por mês. Apesar dos investimentos para sua recuperação, o governo admite que a aérea de bandeira argentina deverá ficar no vermelho até 2011, alcançará o equilíbrio apenas em 2012 e não voltará a dar lucro antes de 2013. A Aerolíneas tem passivo de US$ 1,5 bilhão e uma combinação explosiva de frota velha, endividamento alto e péssima imagem empresarial. A idade média de seus aviões (quase 20 anos) é maior do que a d

TAM quer a classe C, afirma novo presidente

Líbano Barroso, confirmado no cargo, estima crescimento de até 12% no setor em 2010 Ramona Ordoñez - O Globo Manter e aumentar o número de clientes das classes A e B, e conquistar os novos e promissores clientes da classe C. Este é o maior desafio de Líbano Miranda Barroso, confirmado ontem pelo Conselho de Administração da TAM como o novo presidente da companhia aérea. O executivo, que está na companhia desde 2004, ocupava interinamente a presidência desde outubro último, em substituição a David Barioni Neto. — Hoje, nosso mercado de aviação é de 50 milhões de viagens por ano. E pode aumentar em 11 milhões a 12 milhões só com a classe C. Queremos mostrar que é possível e acessível viajar de aviação para essa classe — destacou Barroso. O novo presidente da TAM acredita que as perspectivas para o setor aéreo brasileiro são as melhores possíveis para os próximos 20 anos. Segundo ele, o Brasil vai viver uma situação de evolução do mercado assim como ocorreu nos anos 60 e 70 nos Est

Boeing derrapa na Jamaica

UOL O piloto de um avião da American Airlines procedente de Miami (EUA), com mais de 150 pessoas a bordo, não conseguiu frear ao pousar sobre forte chuva, derrapou na pista e parou a apenas 3 metros do mar do Caribe, ao colidir com uma cerca que rodeia o aeroporto. Segundo as autoridades, ao menos 40 pessoas ficaram feridas no incidente. Alguns dos passageiros feridos foram levados a hospitais próximos com fraturas e dores no corpo, informou o ministro de Informação, Daryl Vaz. Quatro pessoas ficaram seriamente feridas, segundo Paul Hall, vice-presidente de operações do aeroporto. O voo 331 derrapou na pista do Aeroporto Internacional Norman Manley aproximadamente às 22h30 desta terça-feira (19h30 no horário de Brasília). A fuselagem do avião foi danificada, o motor direito quebrou no impacto e e equipamento de aterrissagem do lado esquerdo entrou em colapso, disse Tim Smith, porta-voz da companhia. Segundo Smith, a maioria dos ferimentos foram cortes e hematomas e nenhum passa

Embraer vende dois E-190 para empresa alemã

Embraer A Embraer e a Aircraft Asset Management GmbH AAM & Co. KG, da Alemanha, assinaram contrato para venda de dois jatos EMBRAER 190. O valor total do negócio, referido a preço de lista, é de US$ 79 milhões, e já está incluso na carteira de pedidos firmes a entregar da Embraer do terceiro trimestre de 2009 como “cliente não-divulgado”. O primeiro avião foi entregue para o operador, a Augsburg Airways, em setembro, e o segundo deve se juntar à frota da companhia aérea em 2010. “Trata-se de ótima notícia para a Embraer. Estamos muito satisfeitos em ampliar nosso relacionamento com a AAM e a Augsburg Airways”, disse Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Ter nossos E-Jets escolhidos como espinha dorsal da frota na rede da Lufthansa Regional é um privilégio indiscutível. Também entendemos este contrato como mais uma declaração de confiança em nossa família de E-Jets, dado que cada parceiro da Lufthansa fez sua própria seleção com

Nova etapa da investigação vai custar R$ 25 mi

Escritório francês afirma que trabalhos serão decisivos; buscas no Atlântico rastrearão caixapreta e destroços Gabriel Brust ,  ESPECIAL PARA O ESTADO, PARIS   Os responsáveis pela investigação francesa afirmam que a terceira etapa de buscas do Airbus A330, que custará cerca de 10 milhões (R$ 25,47 milhões) e começará em fevereiro, será decisiva para avançar nas investigações da tragédia do voo 447 (Rio-Paris). "Um acidente normal, que dispõe de registros da caixa-preta, pode demandar até dois anos de investigação. Neste, como não temos os registros, é ainda mais complicado", defendeu-se Alain Bouillard, chefe da investigação no escritório francês (BEA). As novas buscas nas águas do Atlântico não rastrearão apenas as caixas-pretas - para resgatálas, aliás, será preciso mobilizar sondas automáticas, pequenos robôs de mergulho especialmente planejados para esse trabalho. Caso elas não sejam encontradas, a carcaça do avião poderá ser útil para os investigadores. No entant

Cenipa pede norma e Anac ignora

FAB quer troca de sondas; agência diz que TAM já fez   O Estado de SP   A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) contrariou recomendação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e deixou de emitir norma obrigando os operadores de Airbus no País a substituírem os sensores de velocidade (tubos pitot) de seus aviões. A agência argumenta que a autoridade de aviação europeia (Easa, na sigla em inglês) já divulgou a diretriz e, portanto, uma norma com o mesmo teor seria inócua. Militares do Cenipa, no entanto, consideram-na importante na legislação aeronáutica brasileira. A Recomendação de Segurança Operacional (RSO) endereçada à Anac foi emitida em 13 de agosto deste ano. O texto chama a atenção para os "recorrentes" casos de "discrepâncias na indicação de velocidade nos modelos de aeronaves Airbus A330 e A340, enquanto voando em altitudes elevadas e dentro de condições meteorológicas adversas severas". E adverte que as investigaç

Relatório do BEA aponta 36 panes parecidas com Airbus desde 2003

Investigação do A330 apura 9 casos semelhantes com aviões vindos do Brasil; queda do Air France ainda é 'mistério' Bruno Tavares e Gabriel Brust ESPECIAL PARA O ESTADO DE SP, PARIS O segundo relatório sobre a tragédia do voo 447 da Air France, divulgado ontem pelo órgão francês de investigação de acidentes aeronáuticos (BEA), lançou novas suspeitas sobre a confiabilidade dos sensores de velocidade (sondas pitot) nos modelos A330 e A340 da Airbus. Entre 12 de novembro de 2003 e 7 de agosto deste ano, os peritos identificaram 36 incidentes - nove deles com aeronaves que faziam a rota entre o Brasil e a Europa ou Estados Unidos - provocados pela obstrução das sondas pitot por gelo. Todos os casos ocorreram em condições meteorológicas adversas e desencadearam "sintomas" idênticos aos registrados pelas mensagens automáticas (Acars) emitidas pelo voo 447 na noite de 31 de maio: medição incorreta da velocidade e desconexão do piloto automático. Das 36 ocorrências anal

Cresce disputa por espaço em Congonhas

Alberto Komatsu , de São Paulo Valor Enquanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Pantanal Linhas Aéreas duelam na Justiça por vagas de pouso e decolagem (slots) no aeroporto de Congonhas, empresas de menor porte que planejam estrear no terminal mais rentável do país já traçam planos. O último desdobramento do duelo judicial se deu na sexta-feira. A agência anunciou a redistribuição de 412 slots em Congonhas, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter suspendido, no dia 9, liminar da Pantanal que impedia a Anac de distribuir 61 slots da companhia. Esse recurso foi obtido em agosto, após a Anac anunciar a mesma redistribuição que foi divulgada na sexta-feira. A Pantanal recorreu outra vez e aguarda decisão do STJ. A AirMinas, apta a participar da disputa por novos slots em Congonhas, planeja investir US$ 40 milhões em 2010 e contratar 160 funcionários para quase dobrar a operação em São Paulo. A empresa aérea regional de Minas Gerais planeja transferir quatro voos diá

Embraer corta de novo previsão de produção

A Embraer anunciou a fornecedores uma redução de 23% nos planos de produção para 2010 Virgínia Silveira , para o Valor, de São José dos Campos Na reunião da semana passada, quando anunciou a redução de produção para o próximo ano, a Embraer mostrou um vídeo onde resumiu suas previsões para os próximos três anos. Segundo um empresário presente ao encontro, a Embraer mostrou uma ponte suspensa representando as dificuldades que serão enfrentadas ao longo de 2010. Logo após essa ponte havia uma neblina, mostrando um cenário ainda incerto em 2011. Um jardim florido aparecia depois da neblina para representar o ano de 2012, quando a empresa estima uma recuperação do mercado aeronáutico. A notícia de novos cortes na produção e de dois anos de dificuldades pela frente joga mais pressão sobre o setor aeroespacial brasileiro, que praticamente depende de apenas um cliente, e que passou 2009 tentando equilibra-se. No embalo da expansão da fabricante brasileira nos últimos anos, o setor inves

Equipes de emergência são acionadas durante pouso de avião da Air France em SP

da Folha Online As equipes de emergência do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), foram acionadas na manhã desta quarta-feira para atender um possível problema em um voo da Air France que vinha de Paris, na França. De acordo com a Infraero (estatal responsável pela administração dos aeroportos), o avião pousou sem problemas, por volta das 7h50 --horário programado. Apesar disso, a equipe de emergência foi solicitada como precaução após um pedido de prioridade de pouso por parte do piloto. Procurada pela reportagem, a assessoria da Air France afirmou que os passageiros não perceberam o possível problema, e destacou que as equipes de emergência, que incluem o Corpo de Bombeiros, não foram utilizadas. Apesar disso, a assessoria disse que ainda não tem informações da razão para o pedido de pouso prioritário.

Avião perde freio e bate em elevador em Guarulhos-SP

Agência Estado   São Paulo - Um avião cargueiro da empresa Táxi Aéreo Fortaleza (TAF) colidiu com um elevador de manutenção da companhia aérea TAM na madrugada de hoje no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), na Grande São Paulo. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião estava realizando os procedimentos de estacionamento quando ficou sem o sistema de frenagem, o que resultou na colisão. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Mesmo com o acidente, as operações de pousos e decolagens do aeroporto não foram prejudicadas, informou a Infraero. O cargueiro já foi retirado do local da colisão. Ainda não há informações sobre a causa da perda do freio.

Fracassa acerto de contas da Varig com União

FELIPE SELIGMAN LEANDRA PERES DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – FOLHA DE S.PAULO O acordo entre a antiga Varig e o governo, que previa acerto de contas e a transferência de recursos para o pagamento dos aposentados da empresa, não tem condições jurídicas de ser fechado. A área técnica do governo terminou levantamento de dívidas e do crédito da empresa e concluiu que há um saldo negativo de R$ 1 bilhão. A Varig tem R$ 2,7 bilhões a receber da União. A dívida que a Varig acumula em impostos e contribuições atrasadas supera R$ 3,7 bilhões. A Folha apurou que a saída para o problema é aprovar lei que dê benefícios especiais à Varig e permita à área jurídica do governo incluir no acerto de contas créditos que ainda são considerados duvidosos, por exemplo. A decisão já foi comunicada oficialmente aos aeronautas. No início da semana, o ministro Luís Adams (Advocacia Geral da União) se reuniu com a presidente do sindicato, Graziella Baggio, e entregou o relatório preparado pelo governo.

Movimento em aeroportos deve subir 50%

Aumento da demanda em razão do crescimento econômico preocupa mais o governo do que o fluxo para a Copa de 2014 Objetivo é montar plano de expansão que gere folga de pelo menos 10%; SP, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador são principais problemas DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – FOLHA DE S.PAULO O afluxo de passageiros devido à Copa do Mundo de 2014 não é o fator que mais preocupa o governo Luiz Inácio Lula da Silva em relação aos aeroportos, mas sim a demanda prevista para os próximos anos. Segundo dados apresentados ontem ao presidente Lula, o número extra de passageiros nos 16 aeroportos de cidades que receberão jogos da Copa ficará entre 2 milhões e 2,5 milhões. Isso deve representar apenas cerca de 1,5% dos 150 milhões de pessoas que devem transitar nesses aeroportos durante o ano do Mundial. Hoje, a demanda nos 16 aeroportos das cidades-sede do evento esportivo está em 100 milhões de passageiros por ano. Ou seja, a previsão é que, por conta do crescimento econômico do paí

Copa e eleição barram concessão de aeroporto

Governo avalia que o processo de licitação deixaria finalização das obras muito perto da Copa do Mundo de 2014 Pesa também o fato de a privatização destoar do discurso eleitoral a favor das estatais que deve ser usado na campanha petista VALDO CRUZ DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – FOLHA DE S.PAULO  A Copa do Mundo de 2014 e o fator eleitoral no próximo ano ameaçam a implantação de um plano de privatização de aeroportos no país, hoje administrados pela estatal Infraero. A avaliação técnica dentro do governo federal é que não há mais tempo para privatizar e reformar os aeroportos antes do Mundial de futebol -seria mais rápido, e menos arriscado, portanto, ajustar terminais e pistas com dinheiro estatal. Além disso, a equipe do presidente Lula teme perder um trunfo eleitoral e dar munição à oposição se lançar um plano de privatização logo em 2010. Ontem, Lula fez reunião interministerial para tratar do tema, mas nenhuma decisão foi tomada. Há mais de um ano o governo discute inte

CCJ aprova maior participação estrangeira em empresas aéreas

Alex Rodrigues – Jornal do Brasil Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que aumenta dos atuais 20% para 49% o limite máximo de presença de capital estrangeiro em empresas aéreas brasileiras. Aprovada em caráter terminativo, a matéria só será apreciada pelo plenário do Senado caso algum senador peça que isso aconteça. Caso contrário, o projeto segue para a análise e votação da Câmara dos Deputados. Em junho passado, o projeto também foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Proposto em 2004 pelo ex-senador e atual vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, o projeto modifica o Artigo 181 do Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7565/86). Quando apresentou o projeto, em 2004, Octávio classificou o código como “bastante restritivo”, garantindo que, mesmo com a mudança, a lei continuará impedindo que estrangeiros assumam o controle societário das companhias aéreas nacionais. Ainda de

Infraero: sete consórcios estão na disputa da licitação do 3º Terminal de Guarulhos

Infraero O Diário Oficial da União (Seção 3) publicou, nesta terça-feira (24/11), o resultado da Habilitação da Concorrência Internacional para contratação dos projetos para a construção do terceiro terminal de passageiros do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP). A Infraero, dando prioridade aos investimentos necessários à realização da Copa de 2014, julgou habilitadas para participar da licitação sete concorrentes. A licitação internacional contempla serviços e estudos preliminares, projeto básico, projeto executivo e serviços complementares também para o edifício garagem, sistema viário de acesso, pátio de estacionamento de aeronaves, implantação da rede de queroduto e demais obras complementares. O preço de referência da licitação é R$ 38 milhões. Os sete consórcios que participam da disputa são: Concremat/ATP/MHA Engenharia; Engevix/Planway; ESA/INECO; Geplan/Estel/Esteio e Ricardo Amaral Arquitetos; PJJ Malucelli Arquitetura e Construção Lt

O 'big brother' dos aeroportos

Infraero monitora terminais em tempo real. Anac pode multar TAM Geralda Doca – O Globo BRASÍLIA. O presidente da Infraero, Murilo Barboza, é um big brother dos Aeroportos. Ele controla em tempo real sete importantes Aeroportos do país, entre eles o Santos Dumont e o Tom Jobim (Galeão), ambos no Rio. O sistema permitiu que ele acompanhasse de sua mesa, no escritório da estatal em Brasília, toda a confusão nos balcões de check-in da TAM, com filas e atrasos de voos na quintafeira, véspera do feriado da Consciência Negra. A empresa teve problemas com seu sistema de informática. Enquanto a TAM anunciava na quinta-feira pela manhã que a situação estava regularizada, Barboza pôde visualizar no decorrer no dia aglomerações de passageiros nos balcões da companhia em Guarulhos (São Paulo) — onde a situação foi mais crítica. Uma foto digitalizada da Infraero a qual O GLOBO teve acesso mostra que, até as 21h, o tumulto ainda era grande. Ele disse que gastou boa parte do expediente daque

Governador do Rio defende veto à base da Azul no Santos Dumont

Segundo Cabral, Aeroporto do Rio não teria condições de receber voos Dimmi Amora – O Globo O governador do Rio, Sérgio Cabral, defendeu ontem, em evento de comemoração ao Dia da Consciência Negra, a posição de não permitir que a companhia aérea Azul tivesse como base o Aeroporto Santos Dumont. A empresa aérea brasileira, que completará um ano em dezembro, tentou fazer com que o terminal do Centro do Rio fosse sua base de operações, mas, como os governos estadual e municipal foram contra, a Azul transferiu sua sede para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Reportagem publicada ontem no GLOBO mostrou que o Rio perdeu economicamente em não permitir que a Azul centrasse suas operações no Santos Dumont. Com isso, o número de passageiros no Aeroporto de Campinas passou de 912,5 mil no acumulado dos dez primeiros meses de 2008 para 2,604 milhões no mesmo período deste ano. Isso significa que este movimento e todos os impactos econômicos — impostos, empregos e negócios — poderia

O sonho de voar sem poluição

Equipe de cientistas trabalha na construção de avião capaz de dar a volta ao mundo utilizando apenas energia solar. Realização da façanha está prevista para 2012 Silvia Pacheco – Correio Braziliense Um avião capaz de dar a volta ao mundo sem usar uma gota de combustível parece ficção, mas não é. Trata-se do Solar Impulse, projeto que tem o objetivo de dar a volta no globo a bordo de um avião movido exclusivamente por energia solar, deixando de lado qualquer outro tipo de fonte energética. Chamada de HB-SIA, a aeronave, semelhante a um aeroplano, deve voar durante o dia e à noite, demonstrando o potencial de uso das energias renováveis. Os suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg(1), idealizadores da iniciativa, esperam induzir indústria, cientistas, políticos e sociedade civil às mudanças necessárias para alcançar uma melhor utilização dos recursos energéticos e maior respeito ao meio ambiente. O Solar Impulse nasceu da crença de Piccard de que a maior façanha deste século