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Choque entre dois aviões mata duas pessoas na Austrália

Sydney (Austrália), 18 dez (EFE).- Duas pessoas morreram nesta quinta-feira quando o pequeno avião no qual viajavam colidiu com outro aparelho no ar e depois caiu, informou a Polícia de Nova Gales do Sul, estado do qual Sydney é capital. Um dos dois aviões caiu no pátio de uma casa em um bairro de Sydney, mas não deixou vítimas entre os moradores do local. Um porta-voz do serviço de ambulâncias disse à agência local "AAP" que o avião pegou fogo e seus dois passageiros morreram. O outro aparelho, que também levava duas pessoas, conseguiu realizar uma aterrissagem de emergência no aeroporto do bairro de Bankstown, no sudeste de Sydney.

Com crise, Embraer reduz ritmo de produção

Para 2009, serão 270 aviões. Sobre demissões, presidente diz que "futuro a Deus pertence" Vinicius Segalla SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. A crise financeira internacional fez a Embraer reduzir de 315 para 270 aviões a programação de entregas de aeronaves para 2009. A medida, que foi anunciada em meados de novembro, levou a empresa a cortar encomendas junto a seus fornecedores, que em alguns casos já anunciaram demissões. O presidente da Embraer, Frederico Fleuri Curado, admitiu ontem que a escassez de crédito pode levar os clientes da empresa a terem menos condições de adquirir novas aeronaves. Curado negou informações veiculadas ontem na imprensa de que a empresa estaria preparando uma lista de quatro mil demissões para se ajustar ao novo patamar de demanda. Mas não descartou totalmente a possibilidade de cortes. - É verdade que nós estamos numa situação de crise, o mundo está em crise, nossa indústria está em crise. Estamos acompanhando isso, e nossa empresa faz o maior esforço para

Governo Chinês Manda Companhias Aéreas Cancelarem Encomendas ou Adiar Recebimento de Aeronaves Novas

Uma decisão que pode acelerar a crise na indústria aeronáutica mundial foi dada pelo governo chinês às companhias daquele país nesta semana: cancelar as encomendas ou adiar o recebimento de aeronaves previstas para 2009. Se as companhias seguirem a determinação do governo chinês as empresas Airbus, Boeing e Embraer podem ter significativa redução de entregas em 2009. Após o 11 de Setembro as companhias aéreas chinesas encomendaram centenas de aviões superando em muito os cancelamentos de outros países. Sem esse mercado as empresas Airbus, Boeing e Embraer podem ser obrigadas a reduzir o ritmo de produção já pressionado pelos cancelamentos e adiamento de encomendas. A decisão do governo chinês segue-se a uma brusca queda no tráfico de passageiros após os Jogos Olímpicos realizados em Beijing. A Civil Aviation Administration of China determinou que as companhias aéreas tomassem urgentes ações, tais como: não renovar as operações de leasing que estão encerrando, tirar de serviço ou ven

WebJet adia confirmação de compra de aviões

NO RIO O presidente da WebJet, Paulo Enrique Coco, disse ontem que a empresa deverá adiar o recebimento de quatro novas aeronaves. Ele explicou que a opção de compra junto à Boeing tem que ser confirmada até março, e que irá observar a demanda do mercado aéreo doméstico para tomar a decisão até essa data. A intenção da empresa, afirmou, é que os aviões sejam entregues a partir do segundo semestre de 2009 caso confirme a opção de compra.

Canhedo obtém nova recuperação

Zínia Baeta , de São Paulo A disputa judicial entre ex-trabalhadores da Vasp e o empresário Wagner Canhedo, dono da companhia aérea, ganhou um novo episódio que, desta vez, pode ser encerrado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Há menos de um mês, a Justiça de Brasília aceitou o pedido de recuperação judicial da Agropecuária Vale do Araguaia, pertencente ao empresário. Com a medida, abre-se o prazo para a apresentação de um plano de recuperação e ficam suspensas as cobranças existentes contra a empresa pelo prazo de seis meses, como prevê a lei. A questão seria corriqueira, não fosse o longo embate que envolve a Araguaia - proprietária da fazenda Piratininga, um complexo agropecuário de 135 mil hectares em Goiás - e os trabalhadores da Vasp, que já ganharam na primeira instância da Justiça do trabalho o direito à posse da fazenda. Com o pedido de recuperação, o plano de venda da Fazenda, avaliada em R$ 421 milhões, pelos trabalhadores para sanar seus créditos deixa de estar tão pert

Radar identificará transponder desligado

BRASÍLIA – A Aeronáutica aperfeiçoará o sistema de identificação de aeronaves nos radares dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindactas), que mudarão de cor quando o avião perder o sinal do transponder – equipamento que informa exatamente o ponto onde ele se encontra. A troca da cor da etiqueta que indica a aeronave no radar será mais um alerta para o controlador de tráfego aéreo ficar atento e verificar o que está acontecendo quando o avião sumir da sua tela. O desligamento inadvertido do transponder do jato Legacy pelos pilotos americanos Joe Lepore e Jan Paladino e o fato de o controlador não ter percebido que ele estava na altitude errada foram determinantes para o choque com o avião da Gol, que vinha em sentido contrário, na mesma altura, em 29 de setembro de 2006. O acidente matou 154 pessoas. Em decorrência do desastre, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) elaborou 65 recomendações para os diversos setores de avi

Aprovado sistema de prevenção contra choques entre aviões e aves

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na semana passada, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4464/04, do deputado Deley (PSC-RJ), que cria a Área de Segurança Aeroportuária (Asa), na qual deverão ser respeitadas normas para evitar acidentes aéreos causados por colisões com pássaros. A CCJ agora vai elaborar a redação final da proposta, que seguirá para o Senado. A Asa será uma área circular, que poderá abranger um ou mais municípios, definida a partir do centro da pista de pouso e decolagem, na qual o uso e a ocupação do solo vão ficar sujeitos a restrições especiais, para impedir a atração de aves. A comissão aprovou o parecer do relator, deputado Regis de Oliveira (PSCSP), favorável ao projeto, ao substitutivo da Comissão de Viação e Transportes e a uma emenda da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O substitutivo faz apenas adaptações jurídicas ao texto original, para adequá-lo às leis vigentes. A emenda lista atividades que atraem pássa

Aeroportos terão modelo de concessão

Iniciativa privada poderá explorar terminais por prazo determinado em troca de investimentos; Anac nega privatização ANDREZA MATAIS DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O governo já decidiu que irá adotar o modelo de concessão para repassar à iniciativa privada o direito de explorar os principais aeroportos do país. A expectativa da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), responsável por coordenar os estudos sobre o assunto, é que o primeiro edital para concessão de um terminal seja publicado no final de 2009. O período de exploração dependerá do tempo que o concessionário precisará para amortizar o investimento feito. Em outros setores a média é de 20 a 30 anos. Estão em estudo dois modelos de concessão: 1) ganha quem oferecer o maior preço para explorar os serviços, ou 2) ganha quem cobrar a menor tarifa de serviços aeroportuários a partir de um teto definido pelo governo. Esse último modelo tem, no momento, preferência entre os técnicos da Anac. A experiência de venda pelo maior preço foi adot

Bagunça

Cláudio Humberto Os telefones celulares da Infraero foram cortados ontem por falta de pagamento. O pessoal operacional da estatal ficou fora de alcance.

Quatro horas após cair com avião, secretário amazonense se recupera em casa

WILLIAM CORRÊA Passado o susto de cair com avião, o secretário da Segurança Pública do Estado do Amazonas, Francisco Sá Cavalcante, já está em sua casa. Passadas pouco mais de quatro horas do acidente, Cavalcante foi socorrido no pronto-socorro do Hospital Municipal 28 de Agosto e, em seguida, liberado. Na queda, o piloto do hidroavião morreu. Apesar disso, outro passageiro que viajava com o secretário, o diretor do Instituto de Ensino Integrado da Segurança Pública, coronel Francisco das Chagas Gomes Pereira, permanece internado no hospital em observação. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias dos Santos, Chagas sofreu alguns ferimentos na cabeça, mas passa bem. O co-piloto e um aluno oficial da Polícia Militar que estavam no avião também foram liberados do hospital. Acidente Um hidroavião, transportando cinco pessoas, caiu por volta das 7h30 (horário local -- duas horas a menos de Brasília) deste domingo no Estado do Amazonas logo após a decolagem. O piloto

Colisão entre dois aviões mata quatro pessoas nos EUA

em Miami Quatro pessoas morreram num choque entre dois pequenos aviões sobre os pântanos Everglades, na Flórida. Os restos das aeronaves, que desapareceram no sábado (6), foram encontradas neste domingo por equipes de resgate. Membros da Guarda Costeira e confirmaram que todos os ocupantes dos dois aparelhos morreram no acidente, informou o jornal "The Miami Herald". Os corpos das vítimas ainda não foram resgatados devido ao difícil acesso à região onde se encontram os destroços dos aviões, segundo as autoridades. Um dos aparelhos era um Cessna tripulado por Stuart Brown, 27, instrutor de uma escola de vôo que voava junto com um estudante. O segundo avião era um Piper 44 com duas pessoas. O aparelho decolou de Fort Lauderdale, ao norte de Miami, na tarde de sábado, rumo ao aeroporto de Opa-locka, no condado de Miami-Dade. Segundo a Administração Federal da Aviação, as autoridades ainda não sabem o que levou as duas aeronaves a colidirem.

ACC-AO adota Separação Vertical Mínima Reduzida

Desde o dia 25 de setembro, o Centro de Controle de Área do Atlântico (ACC-AO) aplica a RVSM (Separação Vertical Mínima de 1.000 pés entre aeronaves) em todo o espaço aéreo sob sua jurisdição. Até então, RVSM só era aplicada no Corredor EURSAM (conjunto de aerovias que ligam a Europa à América do Sul), em virtude das limitações de alguns países africanos. O ACC-AO, cumprindo o papel de um verdadeiro laboratório para implantação do novo Sistema CNS/ATM no espaço aéreo brasileiro iniciou a operação do sistema ADS-C (Vigilância Automática Dependente) no dia 23 de outubro - Dia do Aviador. Essa tecnologia permitirá, através de sinais emitidos via satélite, a visualização das aeronaves que sobrevoam a imensa área oceânica do ACC-AO, tornando desnecessário o reporte de posição por comunicação rádio. Para que tudo isso fosse possível, a CISCEA e o CINDACTA III vêm se esmerando na adaptação das instalações, dotação de novos equipamentos e capacitação de pessoal técnico e operacional. É a det

Pilotos do Legacy desligaram o transponder, conclui FAB

Relatório final da Aeronáutica, que não apontará culpados, será apresentado na quarta-feira Se estivesse operando, o equipamento teria acionado o sistema anti-colisão capaz de desviar o avião de qualquer alvo ELIANE CANTANHÊDE O relatório final da Aeronáutica sobre o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, em 29 de setembro de 2006, com 154 mortos, tem 261 páginas e será apresentado na próxima quarta-feira, esclarecendo a principal e praticamente única dúvida que ainda persistia: o transponder do Legacy foi manuseado de forma errada pelos pilotos e entrou em "stand by" inadvertidamente. Se estivesse operando normalmente, o equipamento teria evitado o acidente, porque é ele que aciona o TCAS, sistema anti-colisão capaz de desviar o avião de qualquer alvo sólido que esteja à frente, mesmo à revelia dos pilotos. Seria a última chance de impedir o choque, depois de uma série de erros, desde displicência até falta de comunicação, que o relatório confirma tanto dos piloto

Embraer alerta empregados sobre crise

Empresa divulga comunicado sobre risco de reduzir entregas de aviões em 2009, devido a restrições de crédito Hernane Lélis São José dos Campos O anúncio de demissões em diversos setores da indústria provocou um clima de instabilidade na região. Depois das montadoras de automóveis, agora é a vez do setor aeroespacial, em especial a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), de São José dos Campos, demonstrar que também está sentido os impactos da restrição ao crédito. A divulgação de um boletim interno na fábrica está preocupando o sindicato da categoria. A Embraer informou aos mais de 20 mil funcionários, por meio de um comunicado interno assinado pelo presidente Frederico Fleury Curado, que a diretoria está acompanhando o desenrolar da crise mundial e que poderá sofrer uma redução no número de entregas de aeronaves previstas para 2009. O anúncio para os funcionários foi feito na última sexta-feira. A empresa informou no comunicado que está diante de uma situação nunca vista antes no

Dinheiro na mão e boa viagem

Em busca de receita extra, aéreas americanas cobram à parte por quase tudo do passageiro JOSÉ SERGIO OSSE Passaporte, cartão de embarque e... dólares, muitos dólares. Quem viaja pelas companhias aéreas americanas atualmente deve estar preparado para gastar, a bordo (ou antes mesmo de entrar no avião) com mínimos confortos que se acostumou a receber gratuitamente. É esta a nova realidade da aviação por lá desde que, no primeiro semestre, o preço do petróleo decolou a mais de US$ 150 e pressionou como nunca os custos das empresas. A cotação do óleo já caiu de novo a cerca de um terço do valor anterior, mas a ânsia arrecadadora ficou. Confira o menu de algumas delas: despachar uma segunda mala na United Airlines custa US$ 25; escolher assento na janela ou no corredor na US Airways, US$ 5; beber um refrigerante na mesma companhia, US$ 2; conseguir um upgrade, em pleno vôo, da classe econômica para a executiva na AirTran, de US$ 49 a US$ 99. A busca desesperada por receita extra é o que mo

Executivos estão se livrando do jatinho

Mercado de aviões particulares e corporativos novos está paralisado Mariana Barbosa Quando Rick Wagoner, o executivo-chefe da General Motors, pegou seu jatinho corporativo para ir a Washington discutir o plano de auxílio financeiro do governo para as montadoras, na semana passada, ele não imaginaria que isso poderia comprometer o futuro da montadora. O simples fato de Wagoner ter aterrissado em Washington de jatinho para pedir dinheiro público irritou parlamentares, que citaram o episódio como justificativa para não aprovar o plano de socorro às montadoras. Embora atualmente os jatos executivos - próprios ou alugados - tenham se transformado no principal meio de locomoção de presidentes de grandes corporações ao redor do mundo, seu uso ainda é sinônimo de esbanjamento. Sinal de que a farra da Enron, que foi à bancarrota no início da década, enquanto altos executivos promoviam festas pelos ares, permanece no imaginário popular. Para evitar danos maiores a sua imagem, a GM anunciou que

'Teremos tarifas equivalentes às dos ônibus'

Dono da Azul promete passagens até 75% mais baratas e avisa: Rio vai perder R$1,4 bilhão por ano Geralda Doca SÃO PAULO. O empresário brasileiro radicado nos Estados Unidos David Neeleman despacha em Alphaville, São Paulo, numa sala com mesa, cadeira e telefone. Depois de almoçar com seus funcionários no refeitório, recebeu O GLOBO e prometeu, cheio de sotaque: a nova companhia aérea Azul vai ganhar os céus do Brasil em 15 de dezembro, com tarifas até 75% menores e "equivalentes às cobradas pelos ônibus". No lugar da barrinha de cereal, um self-service, e, por R$20, espaço extra para os altões. Neeleman não perde o bom humor nem ao lamentar o lobby do governador Sérgio Cabral pelo Galeão, que impediu a abertura do Santos Dumont. Ele diz que a ida da Azul para Campinas custará ao Estado do Rio R$1,4 bilhão por ano. O empresário diz que não quer brigar com Cabral. Mas alfineta: "Tenho mais experiência em aviação que ele. Ter um aeroporto central como o Santos Dumont é uma

A agonia da velha Varig continua

Gigantesca e poderosa no passado, a marca está prestes a desaparecer e suas ex-subsidiárias definham Alberto Komatsu Pouco mais de dois anos após o leilão judicial que sacramentou o desmembramento da Varig, realizado em julho de 2006, o que restou do grupo em nada lembra o poder e o gigantismo que foram características da companhia. A própria marca Varig está prestes a desaparecer, engolida pela sua nova dona, a Gol. Entre as ex-subsidiárias, a Sata, de serviços aeroportuários,e a VarigLog, de cargas, perderam espaço no mercado e definham. Já a VEM (manutenção de aviões) e a rede Tropical Hotéis apostam na reestruturação para sobreviver. No final do mês passado, a Sata anunciou a demissão de 1 mil trabalhadores, ou 40% do seu quadro de empregados. O motivo foi a perda de seu maior cliente - a Varig -, que respondia por pouco mais de 40% do seu faturamento. O presidente da empresa, João Luis Bernes de Sousa, conta que entrou na Justiça para questionar a rescisão unilateral do contrato,

Airbus cai em teste

Uma pessoa morreu e seis estão desaparecidas após a queda de um Airbus A320 da companhia aérea Air New Zeland, que fazia um vôo de teste no sul da França. O tempo estava fechado, com fortes chuvas e ventos, quando aconteceu o acidente no Mar Mediterrâneo, perto da fronteira com a costa da Espanha. Até a noite de ontem, só um tripulante havia sido resgatado, segundo informações do governo do departamento francês dos Pirineus Atlânticos. Os radares perderam o sinal do avião por volta das 13h45 (horário de Brasília). Pouco depois, os destroços foram avistados por uma embarcação civil que avisou os serviços de resgate.

Azul amplia plano de vôos a partir de Campinas

Região vizinha a São Paulo possui cinco milhões de habitantes Daniel Rittner , de Brasília Com o início de suas operações regulares programado para meados de dezembro, a Azul já pediu duas novas rotas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas planeja chegar ao paulistano Congonhas, o aeroporto mais concorrido do país, somente em 2010 ou 2011, informou ao Valor o dono da companhia, David Neeleman. Além dos anunciados vôos diários para Porto Alegre e Salvador, sempre partindo de Campinas (SP), a empresa solicitou autorização para estrear quatro freqüências diárias de Campinas a Vitória e de Campinas a Curitiba. Nessa última rota, as concorrentes TAM e Gol também oferecem vôos diretos - cada uma tem dois por dia. Contudo, nas outras ligações solicitadas pela Azul, as duas empresas líderes de mercado praticamente só oferecem vôos com conexão em aeroportos como Confins, em Belo Horizonte, e Galeão, no Rio. A Azul assinou na quarta-feira, com a Anac, o contrato de concessão que a trans

Avião cai e mata dois

A queda de um bimotor que fazia a rota Teresina-Recife, com dez pessoas a bordo, provocou pânico em San Martin. Oito passageiros ficaram feridas Um avião bimotor, modelo King Air B200, que retornava de Teresina, no Piauí, com dez pessoas a bordo, a maioria empresários pernambucanos, caiu às 11h15 de ontem, no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife, e por pouco não provocou um dos maiores acidentes aéreos da história de Pernambuco. O piloto morreu na hora e um dos passageiros, a caminho do hospital. As outras oito pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave. O número de mortos e feridos, entretanto, não foi maior graças à habilidade do piloto. Os 25 anos de experiência permitiram que salvasse diversas famílias que passavam o domingo em casa, nas estreitas ruas do bairro, com 23 mil habitantes. Sete casas foram atingidas, mas havia moradores em apenas duas delas. Uma dona de casa sofreu arranhões leves. O piloto Eurico Pedrosa Neto, 47 anos, que quebrou o pescoço no acident

Anac propõe novas regras para ceder horário de vôo

Pedidos para Santos Dumont e Pampulha terão de ser refeitos. Roberta Campassi, de São Paulo As companhias aéreas que correram para pedir horários de vôo em aeroportos como Santos Dumont e Pampulha, diante da perspectiva de que nos próximos meses eles sejam liberados de algumas restrições, terão de repetir o trabalho. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) só deverá aceitar os pedidos a partir do momento em que as restrições forem, de fato, suspensas. Essa condição para o envio de pedidos consta de uma consulta pública que a agência abriu na quarta-feira para disciplinar como os horários de vôo serão distribuídos entre as empresas aéreas em aeroportos cuja capacidade for ampliada ou cujas restrições de operação forem alteradas. Quando uma dessas situações começar a valer, a Anac propõe que as empresas tenham 30 dias para requisitar mais horários de vôo. O objetivo é evitar "condutas predatórias de empresas aéreas interessadas em reservar mercado no aeroporto", diz uma not