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Anac vigiará voos da TAM

Para evitar novos transtornos aos passageiros, órgão regulador vai monitorar operação da empresa aérea nos próximos 30 dias

JORGE FREITAS – CORREIO BRAZILIENSE

A agência Nacional de aviação (Anac) decidiu que vai incluir a TAM em sistema especial de monitoramento pelos próximos 30 dias por causa do apagão de seis horas que paralisou o check-in da empresa na última sexta-feira, transformando a vida de centenas de passageiros num verdadeiro transtorno. Muitos deles perderam conexões e passaram horas em filas aguardando a volta do sistema de informática. Quando o nível de atraso da malha de voos da companhia atingir 10%, a agência cobrará explicações imediatas sobre a origem da falhas e as soluções para conter o problema.

Paralelamente, a Anac informou que manterá a apuração sobre a prestação de assistência aos passageiros afetados pelos atrasos da semana passada, a fim de verificar se a empresa forneceu alimentação, canais de comunicação e acomodação adequada conforme previsto pela legislação.

Ontem, o vice-presidente operacional da TAM, Ruy Amparo, e o vice-presidente de Finanças e Gestão de Tecnologia e Informação da empresa, Ricardo Fróes, compareceram à sede da Anac para dar explicações sobre a pane. De acordo com os dirigentes, a interrupção da conectividade do sistema de check-in foi causado pelo rompimento de cabos de fibra óptica utilizados pela empresa Sita, provedora de tecnologia da informação da empresa, e por uma falha no sistema na região do ABC paulista. A interrupção atingiu todos os aeroportos onde a TAM atua e obrigou os funcionários a fazer o embarque manualmente.

Antes mesmo de apurar o ocorrido, a Anac informou, n sexta-feira, que poderia suspender a venda de passagens da TAM se o problema não fosse solucionado. O órgão informou ainda que a investigação pode ainda implicar penalidades à empresa.

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