Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2007

Riscos de fissuras provocam inspeção em jatos da Embraer

Patrícia Nakamura O Federal Aviation Administration (FAA) determinou que as aeronaves ERJ-135 e ERJ-145 - produzidas pela Embraer - em operação nos Estados Unidos sejam inspecionadas em busca de fissuras na fuselagem. A medida atinge 624 jatos, que devem passar por inspeção nos próximos seis meses a partir de 2 de janeiro ou antes que eles atinjam um total de 22 mil decolagens e aterrissagens. Os aviões poderão operar normalmente. A fiscalização foi ordenada em 29 de novembro. Rachaduras foram detectadas pela própria Embraer durante testes

AIRBUS NÚMERO 5.000 ENTREGUE À QANTAS

Amanhã, a Airbus vai celebrar um marco histórico em sua relativamente curta existência, representado pela entrega em Toulouse do avião número 5000 de sua produção, um A330-200 da empresa australiana Qantas. Trinta e três anos atrás, em maio de 1974, a Airbus entregou o primeiro avião de sua produção, um A300B2 à Air France. Dezenove anos depois, em 1993, a Airbus entregou seu milésimo avião, e levou outros seis anos para alcançar o número 2000 em 1999. O avião de número 3.000 foi entregue em 2002, refletindo a maior família e a maior quantidade de produtos. Em set

Vôo de Garibaldi Alves tem pane

César Felício Menos de uma semana depois de eleito presidente do Senado , o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) foi submetido a momentos de tensão ontem à tarde, com uma pane no vôo da TAM 3371, que decolou de Natal para Brasília às 15h17. Segundo relato de passageiros à imprensa do Rio Grande do Norte, após meia hora de vôo, duas turbinas do avião deixaram de funcionar, houve turbulência e perda de altitude. A aeronave retornou para o ponto de origem e Garibaldi aguardava para ser reembarcado em um avião da FAB até o fechamento desta edição. O presidente do Senado teria que ser acomodado no avião militar escalado para apanhar o ministro da Coordenação Política, José Múcio Monteiro, no Recife. Junto com o presidente do Senado, estava o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSB) e os deputados federais Felipe Maia (DEM-RN) e João Maia (PR-RN). Como este vôo é o único que liga diretamente a Natal a Brasília, torna-se muito usado pela classe política às segundas e quintas-feiras. H

Novas regras em Congonhas querem reduzir atrasos de vôos durante

São Paulo - A partir desta semana (21), o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, vai operar com redução no número de pousos e decolagens por hora (slots). A movimentação no aeroporto passará dos atuais 33 para 30 slots, de acordo com a assessoria do Ministério da Defesa. O objetivo da medida é reduzir atrasos e cancelamentos de vôos durante o período das férias. Segundo o ministério, as empresas aéreas devem tentar mudar os horários dos vôos - para que não coincidam com o horário de pico - ou transferi-los para outros aeroportos paulistas. Além disso, a partir de sexta (21), o horário da última operação programada de vôo em Congonhas será antecipada das 23 horas para as 22h30 e estarão autorizados os pousos com chuva. De acordo com a assessoria de comunicação do ministério, a estratégia irá evitar o remanejamento para outros aeroportos em caso de tempo ruim. As medidas que começam a funcionar a partir desta semana foram anunciadas pelo governo no dia 4 de dezembro, como tent

Solange Vieira assume a insignificante ANAC

Foi lamentável a declaração da futura presidente da Agência Nacional da Aviação Civil, Solange Vieira, em sabatina no Senado, ao tentar se esquivar da responsabilidade que vai assumir. “Quero chamar a atenção para a insignificância da Anac. Nem eu nem os diretores somos salvadores da pátria”, disse. E emendou que a agência sozinha “não é ninguém”. Não se pede milagres a Solange, apenas que cumpra sua missão. O cargo que aceitou por espontânea vontade tem papel bem definido: regular, fiscalizar e pôr ordem na malha aérea brasileira. Se ela o considera insignificante, que não assuma.

Avião gigante decola com 1h50 de atraso em SP

São Paulo - O maior avião comercial do mundo, o Airbus A-380, decolou para o vôo de demonstração no País com quase duas horas de atraso. Segundo a Infraero, a aeronave só partiu do aeroporto de Cumbica para uma viagem com convidados às 16h48. A partida estava prevista para às 15h. A Infraero disse que não houve problemas com a infra-estrutura do aeroporto. A empresa que administra os aeroportos brasileiros não soube informar se o tempo de duração do vôo será encurtado devido ao atraso. O avião gigante chegou nesta segunda-feira ao Brasil. A aeronave posou no aeroporto de Cumbica, às 11h31. Segundo o consultor da Airbus no Brasil, Mário Sampaio, o avião será apresentado a empresários e autoridades. Mesmo com todas as tecnologias do avião, o que chamou a atenção dos consumidores foi a cama de casal. A suíte tem o edredom criado pela empresa francesa Givenchy. A Singapore optou por colocar 471 assentos no avião, com três classes: 399 poltronas na econômica, 60 executivas e 12 suítes. A

A340-600 se acidenta durante testes em Toulouse

No dia 15 de novembro último, um Airbus A340-600, que seria entregue para a companhia Aérea Etihad, teve a seção frontal de sua fuselagem completamente destruída durante a fase de testes dos motores, nas instalações da Airbus em Toulouse (França). Ostentando a matrícula francesa F-WWCJ (MSN 856), o A340 perdeu completamente os freios, vindo a colidir contra as barreiras de contenção sonora da pista, deixando cinco pessoas feridas.