Pular para o conteúdo principal

Aeroporto de Confins opera sem equipamento que facilita pousos durante mau tempo

Neste domingo, 20 voos foram cancelados. Segundo concessionária responsável pelo terminal, ILS foi retirado durante as obras e já está em processo de reinstalação


Estado de Minas

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltou a operar sem um importante equipamento capaz de ajudar a evitar os atrasos em pousos e decolagens no terminal. Segundo pilotos consultados pela reportagem, comunicado afirma que o item só deve voltar a operar em março. Por sua vez, a concessionária responsável pelo aeroporto diz que a reinstalação já está em andamento.

O clima é chuvoso na Grande BH desde a sexta-feira. Neste domingo, o voo número 442 que saiu do Panamá precisou ser desviado para o Galeão, no Rio de Janeiro, porque o terminal estava fechado devido ao mau tempo. Conforme o último boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), divulgado às 20h, 113 voos programados para este domingo, 42 atrasaram e 20 foram cancelados.

Um passageiro que estava no terminal neste domingo informou ao em.com.br ter ouvido de um funcionário de uma companhia aérea do local que, devido às obras de reforma do terminal, o equipamento chamado ILS foi retirado. Segundo a fonte, a situação provocou um verdadeiro caos no aeroporto.

ILS é a sigla em inglês para instrument landing system. O aparelho dá a orientação precisa ao piloto durante o pouso quando as condições do clima prejudicam a visibilidade, como em situações de névoa, chuva, neve, entre outros. Em algumas dessas situações, os pilotos são obrigados a se deslocar para os aeroportos mais próximos, o que muda o planejamento das viagens. O terminal conta com apenas um equipamento, instalado em uma de suas cabeceiras.

Pelo menos seis pilotos relataram à reportagem o desligamento do ILS. Eles disseram ainda ter recebido uma notificação informando que o aparelho deve ficar desligado de 8 de dezembro até 4 de março de 2015.

Em 2010, os problemas com o ILS do Aeroporto de Confins foram assunto de reportagens do Estado de Minas. Na época, pilotos falavam da importância do equipamento e cobravam a instalação de um segundo ILS ou a aquisição de um equipamento mais moderno. Em novembro daquele ano, o aeroporto registrou uma série de atrasos e cancelamentos enquanto o aparelho passava por uma manutenção.

Por meio de nota, a BH Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto de Confins confirmou que o ILS não está em operação em função das obras, realizadas pela Infraero e que os trabalhos para reinstalação já estão em andamento. Sobre o prazo comunicado aos pilotos, a empresa confirma a data, mas alega que está tomando todas as medidas para que ele volte a funcionar o mais rápido possível. Enquanto isso, outros equipamentos ativos garantem a segurança de pousos e decolagens. Leia na íntegra a nota da concessionária:

O aeroporto alternou momentos de baixa visibilidade neste domingo, especialmente no período da manhã, que impactou algumas operações, ajustadas durante o dia pelas companhias aéreas.

O ILS (Instrument Landing System) – sistema de pouso por instrumento – é um dos equipamentos de auxílio à aeronavegação. Ele é utilizado em situações de baixa visibilidade. Outros equipamentos que compõem o sistema estão ativos e garantem a segurança de pousos e decolagens.

O ILS está desativado devido a obras de ampliação da pista de pousos e decolagens, conforme programação feita junto às companhias aéreas e à comunidade aeronáutica via NOTAM (Notice to Airmen).

As obras, sob controle da Infraero, exigiram a realocação do aparelho. Os trabalhos de reinstalação já tiveram início e estão a cargo também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

A BH Airport acompanha os trabalhos junto à Infraero para que o ILS retorne a operar o mais rapidamente possível.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul